Translate

Arquivo do blog

Seguidores

Tecnologia do Blogger.
quinta-feira, 7 de agosto de 2014

suco verde
Foto Flickr/Breville (CC BY 2.0)
O suco verde, que virou uma febre atualmente, tem vários benefícios, mas é preciso tomar alguns cuidados. Primeiro, vamos falar do que é bom: ao incorporar uma hortaliça verde, como a couve, espinafre, rúcula, agrião, à um suco, você automaticamente aumenta o aporte de nutrientes. Vegetais verde escuros são ricos em ácido fólico, magnésio, carotenoides, que um suco apenas com frutas não teria. Caso o suco não seja coado, adicionar vegetais aumenta ainda o teor de fibras do produto, ajudando a dar saciedade e no funcionamento do intestino.
Mas agora, os cuidados: temos sempre que lembrar de higienizar muito bem estes vegetais. Ao contrário de uma couve refogada ou de um espinafre cozido, colocando-os em sucos eles não são aquecidos. Por isso, o cuidado deve ser igual às folhas que usamos em saladas. O segundo cuidado é de sempre variar o tipo de vegetal verde escuro que você utiliza. Justamente por consumi-los crus você retém mais nutrientes, mas retém também mais componentes que podem ser prejudiciais. Couve, rúcula e agrião têm um componente que pode interferir com a tireoide, espinafre tem oxalato que interfere na absorção de cálcio, por exemplo.
Então, se quer adotar ou continuar com o suco verde, não tem problema! Mas procure sempre variar o vegetal verde: couve, salsinha, hortelã, agrião, espinafre, rúcula…
Ana Luisa Kremer Faller
Professora Adjunta do Departamento de Nutrição e Dietética do Instituto de Nutrição Josué de Castro – UFRJ

0 comentários: