quarta-feira, 15 de outubro de 2014
No
Rio de Janeiro, a prefeitura gerencia o sistema de transportes
rodoviários por meio da SMTU, Superintendência Municipal de Transportes
Urbanos. Há, ainda, como outros modais de transporte, o Metrô Rio e a
Supervia, responsável pelos trens urbanos da capital fluminense e Região
Metropolitana, e as Barcas, que transportam passageiros para
localidades na Baía de Guanabara. Grande parte do sistema já está
integrado, e é possível utilizá-lo com tarifa única.
O sistema
de Bilhetagem Eletrônica vem sendo implantado no transporte público
carioca, o que propicia maior agilidade ao embarque dos passageiros,
maior segurança nas estatísticas de embarque e desembarque e por isso,
maior capacidade de se planejar as melhorias necessárias. Além disso, e
mais importante, agiliza o processo de integração entre os diversos
modais, o que aumenta as opções de deslocamento da população por uma
área maior. Por meio dos cartões usados neste tipo de bilhetagem, os
usuários creditam quantias em dinheiro para o pagamento de passagens no
transporte coletivo urbano e garantem a gratuidade aos grupos
beneficiados pela legislação vigente.
Em
relação à gratuidade, o sistema de transportes rodoviários da cidade do
Rio dispõe de um programa de passe livre para pessoas com deficiência.
Este passe é fornecido mediante comprovação da deficiência, a ser
atestada por médico, dentro dos parâmetros estabelecidos pela legislação
vigente. Mais informações podem ser obtidas no site do Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro - Rio Ônibus, em:
Neste site também podem ser consultadas as legislações correlatas e os pontos onde podem ser feitos os cadastros dos usuários.
Como
há diversos modais de transporte no Rio de Janeiro e eles ainda não
estão plenamente integrados, recomenda-se que os usuários consultem os
programas de tarifa integrada e gratuidade, de acordo com sua
necessidade, em:
Barcas: http://www.barcas-sa.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home.
As barcas operam transportando passageiros do Rio de Janeiro para três
localidades na Baía de Guanabara, estando integradas ao transporte
rodoviário em alguns casos e dispondo de programas diferenciados de
gratuidade por linha em que opera;
Metrô Rio: http://www.metrorio.com.br/.
O Metrô do Rio, com duas linhas em operação, é misto, pois há operação
em ônibus e trens. Além disso, está integrado com a Supervia e linhas
rodoviárias expressas e intermunicipais, com tarifas específicas. Outra
iniciativa interessante do metrô é a instalação de bicicletários em
estações, o que permite que os usuários guardem suas bicicletas de forma
segura. É uma maneira de estimular o uso da bicicleta no deslocamento
até a estação, alternativa saudável e ambientalmente correta. O
regulamento para utilização do bicicletário está no site do metrô.
O
metrô autoriza, ainda, nos fins de semana, o transporte de pranchas e
de bicicletas dentro das composições, o que facilita o deslocamento da
população para as principais áreas de lazer da cidade.
Como
se pode perceber, é importante incentivar o incremento dos transportes
coletivos no Brasil. É uma forma de fazer com que diminuamos a
dependência do transporte individual, altamente poluidor e causador de
congestionamentos. E para isso é importante conhecer os benefícios,
inclusive financeiros, de se usar o transporte coletivo. Além disso, o
aumento na demanda pelo transporte público pressiona novos investimentos
e a melhoria na qualidade. Por isso, faça parte do movimento coletivo!
Autor: Maurício da Costa Barros
Marcadores:
transporte
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