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quarta-feira, 15 de outubro de 2014
 
No Rio de Janeiro, a prefeitura gerencia o sistema de transportes rodoviários por meio da SMTU, Superintendência Municipal de Transportes Urbanos. Há, ainda, como outros modais de transporte, o Metrô Rio e a Supervia, responsável pelos trens urbanos da capital fluminense e Região Metropolitana, e as Barcas, que transportam passageiros para localidades na Baía de Guanabara. Grande parte do sistema já está integrado, e é possível utilizá-lo com tarifa única.
O sistema de Bilhetagem Eletrônica vem sendo implantado no transporte público carioca, o que propicia maior agilidade ao embarque dos passageiros, maior segurança nas estatísticas de embarque e desembarque e por isso, maior capacidade de se planejar as melhorias necessárias. Além disso, e mais importante, agiliza o processo de integração entre os diversos modais, o que aumenta as opções de deslocamento da população por uma área maior. Por meio dos cartões usados neste tipo de bilhetagem, os usuários creditam quantias em dinheiro para o pagamento de passagens no transporte coletivo urbano e garantem a gratuidade aos grupos beneficiados pela legislação vigente. 
Em relação à gratuidade, o sistema de transportes rodoviários da cidade do Rio dispõe de um programa de passe livre para pessoas com deficiência. Este passe é fornecido mediante comprovação da deficiência, a ser atestada por médico, dentro dos parâmetros estabelecidos pela legislação vigente. Mais informações podem ser obtidas no site do Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro - Rio Ônibus, em:
Neste site também podem ser consultadas as legislações correlatas e os pontos onde podem ser feitos os cadastros dos usuários. 
Como há diversos modais de transporte no Rio de Janeiro e eles ainda não estão plenamente integrados, recomenda-se que os usuários consultem os programas de tarifa integrada e gratuidade, de acordo com sua necessidade, em:
Barcas: http://www.barcas-sa.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home. As barcas operam transportando passageiros do Rio de Janeiro para três localidades na Baía de Guanabara, estando integradas ao transporte rodoviário em alguns casos e dispondo de programas diferenciados de gratuidade por linha em que opera;
O Metrô do Rio, com duas linhas em operação, é misto, pois há operação em ônibus e trens. Além disso, está integrado com a Supervia e linhas rodoviárias expressas e intermunicipais, com tarifas específicas. Outra iniciativa interessante do metrô é a instalação de bicicletários em estações, o que permite que os usuários guardem suas bicicletas de forma segura. É uma maneira de estimular o uso da bicicleta no deslocamento até a estação, alternativa saudável e ambientalmente correta. O regulamento para utilização do bicicletário está no site do metrô.
O metrô autoriza, ainda, nos fins de semana, o transporte de pranchas e de bicicletas dentro das composições, o que facilita o deslocamento da população para as principais áreas de lazer da cidade.
Como se pode perceber, é importante incentivar o incremento dos transportes coletivos no Brasil. É uma forma de fazer com que diminuamos a dependência do transporte individual, altamente poluidor e causador de congestionamentos. E para isso é importante conhecer os benefícios, inclusive financeiros, de se usar o transporte coletivo. Além disso, o aumento na demanda pelo transporte público pressiona novos investimentos e a melhoria na qualidade. Por isso, faça parte do movimento coletivo!

Autor: Maurício da Costa Barros

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